Ir para o Conteúdo
imgcentral

Pioneros Niten

Cómo entrenar en Niten cuando no hay unidad en tu ciudad


El Instituto Niten anima a las personas de ciudades donde no tenemos unidades a participar en la capacitación ONLINE y, cuando sea posible, viajar a nuestros Dojos para entrenar también en persona.

Desde el inicio de la cuarentena COVID-19, el Instituto ha estado ofreciendo capacitación ONLINE para todos sus estudiantes y la experiencia resultó no solo viable sino también muy fructífera. La oportunidad fue aprovechada especialmente por personas que ya querían comenzar a entrenar, pero no tenían un Dojo en su ciudad o cerca de ella. Pensando también en estos interesados ​​que viven lejos, el Instituto Niten pretende seguir ofreciendo formación ONLINE semanal incluso después de la situación del COVID-19.

Los estudiantes que se entrenan habitualmente en clases ONLINE porque viven lejos los llamamos PIONEROS NITEN!

Queremos animarles a que inicien su formación, y también, aunque sea a intervalos más largos, intentar acudir en persona a un DOJO de vez en cuando. Estas visitas cara a cara pueden incluso espaciarse como una sola vez por semestre o incluso anualmente.

¡Creemos y pudimos ver en la pandemia que es muy viable y válido entrenar de esta manera! ¡Es posible aprender mucho técnicamente sin hablar de conocimiento y experiencia con la filosofía samurái!

La formación de los alumnos de PIONEROS es también la forma de tener un grupo de formación presencial en tu ciudad y luego incluso un Dojo habitual.

¡Que todas las partes interesadas tengan la iniciativa y el coraje para este primer paso en el Camino, que sin duda traerá valiosas experiencias en la primera sesión de formación!

¡Sea un pionero en su región!
Bienvenidos a Niten.
Contáctenos en whatsapp 598 99 029 521


Família Rodrigues - 1 ano de Niten

por Mendes-Cax - RS/Caxias do Sul - 05-jun-2018



Todo o sábado a família Rodrigues viaja 130km para chegar em Caxias do Sul, pois residem em Jaquirana – RS, faça chuva ou faça sol eles estão cedo no dojo e ajudam no Ossouji. São os primeiros a chegar e os últimos a sair.

Marco é 1º Tenente reformado da Brigada Militar e Lopes é Gerente Administrativa, os dois vieram para o Workshop de Caxias do Sul no dia 20 de maio de 2017 e no mesmo dia ingressaram no Niten e após um mês trouxeram seu filho mais novo, Emmanuel de 13 anos, estudante.

Quando perguntamos ao Marco e a Lopes no começo do Workshop porque se interessaram pelo Niten, responderam com convicção:
“Resolvemos buscar algo para nós e assim que vi o anúncio no Facebook sobre o Workshop, vi que era exatamente isso que procurávamos”."


Ossouji. Os primeiros a chegar e os últimos a sair



Seguem depoimentos dos alunos realizados no final de 2017.




Depoimento do Marco:


" Sou neto de Militar, meu pai se aposentou na Brigada Militar( PM do Rio Grande do Sul), sou 1º Tenente reformado da Brigada Militar, pai de três filhos, entre eles Emmanuel, sou casado com a aluna Lopes.
Sempre tentei balizar minha vida com atitudes corretas e respeito máximo aos meus semelhantes Estes valores que herdei de meus antepassados passo a minha família;
Acredito que valores, hábitos e personalidade são qualificadores que devemos sempre cultivar e amadurecer, pois o meio interage conosco queiramos ou não.

Desde “Piá” tenho um respeito muito grande pela filosofia japonesa, pela sua abnegação, pela renúncia, pelo conceito amplo de coletivo. Disciplina é pra mim um conceito de vida. Minha esposa tem ciência que sempre quis participar de uma “Escola Marcial” pelas razões que discorri.

Em 20 de maio deste ano, houve o Worshop do Niten em Caxias do Sul, Dojo no Santa Catarina, minha esposa, disse: vai Marco, fomos nós dois, já sai com a intenção de me matricular. Nos foi apresentado brilhantemente o “Caminho” . Realizamos a matricula eu e a Lopes, no mês seguinte matriculamos Emmanuel, nosso filho mais novo.

Normalmente, nos levantamos por volta de 05:15h e vamos a Caxias do Sul, moramos em Jaquirana a aproximadamente 130 km de Caxias do Sul. Conseguimos chegar a tempo de ajudar a preparar o Dojo para nossos treinos. Este mês participamos do Gashuku em Porto Alegre em Comemoração dos 20 anos do Niten porto Alegre com presença de nosso admirável Sensei Jorge Kishikawa, posterior em Caxias do Sul no Jantar comemorativo a nosso Dojo, conseguimos dialogar com nosso Sensei e extrair e ouvir algumas pérolas ditas à nós e aos companheiros de caminho.

Do início de minha entrada no Niten até o Gashuku- Porto Alegre/Caxias do Sul está solidificado: Não seria uma vida plena sem estass gratificantes experiências!
Que eu possa retribuir ao longo dos anos, estes presentes que me são dados todos os sábados.
Arigatou Gozaimashita SENPAI Alessandro,
Arigatou Gozaimashita SENPAI Joel
Arigatou Gozaimashita SENPAI Joé,
Arigatou Gozaimashita SENPAI Mendes,
Arigatou Gozaimashita Mina San,
Arigatou Gozaimashita Niten,
Arigatou Gozaimashita Jorge Kishikawa Sensei, por permitir que eu trilhe o mesmo Caminho.

Marco"

Depoimento da Lopes:

" Conheci o Niten em um workshop em Caxias do Sul. Fui apenas para acompanhar meu marido. Sou tímida e pensava não me sentir a vontade naquele ambiente, pois pensei que eu fugia aos padrões de um atleta ou qualquer coisa parecida. Mas fui convidada para participar do treino e ouvir o Momento de Ouro, no qual o Senpai Joé falou sobre a Coragem.Traduzi a mensagem no sentido mais amplo da palavra, e percebi que a nossa vida e os nossos quereres, pertencem somente a nós.

Não podemos mudar nosso passado, mas podemos projetar nosso futuro.
Me emocionei com cada palavra dita pelo Senpai Joé.
Enfim, resolvi me matricular.

O Senpai Mendes disse que aqui não existe idade , peso, cor ou gênero masculino ou feminino .Todos podem treinar, basta querer.
Me senti em casa!


Agendamos os treinos para uma vez por mês. Mas foram duas. Hoje esperamos ansiosos para chegar o sábado para irmos treinar, vamos sempre. Agradeço os Senpais, pela paciência e por estarem lá, sempre nos orientando.

Viajar quatro horas entre ir e vir, não é sacrifício, depois que conheci vocês, depois que conheci o Niten. Passou a ser para mim, pro Marco e para o Emmanuel, um prazer!

No Gashuku em Porto Alegre tive o prazer de conhecer novos companheiros do Caminho.
Foi um prazer conhecer o Senpai Alessandro. Conheci também o Senpai Joel, do qual recebi um pouco, mas valiosos ensinamentos.
Em meio a vários companheiros, pessoas tão diferentes, mas naquele momento, tão iguais, percebi a amizade , o desejo de ser útil, e o orgulho de fazer parte desse Instituto que nos ensina e nos tornam pessoas melhores.

Para finalizar, quero falar do enorme prazer que tive em conhecer nosso Sensei Jorge Kishikawa. Um ser humano que emana energia, seriedade, sabedoria e amor pelo que faz. Ele nos falou que a família é para ele o bem mais precioso que podemos ter.

Ouvir o Sensei dizer que eu sou uma mulher de coragem, qualidade que ele admira em uma pessoa, me fez querer cada vez mais, me melhorar, provar pra mim mesma que eu sou capaz.


Arigatou Gozaimashita ao Sensei, Aos Senpais e ao Niten
Arigatou Gozaimashita, Senpai Joé, Senpai Mendes , Senpai Gabrielle , Senpai Selau, Senpai Matsuda ,Senpai Juliana e Mina san.

Lopes

Depoimento do Emmanuel:


Conheci o Niten através dos meus pais (Lopes e Marco) que infressaram no Niten Caxias através do Workshop há algum tempo.
Os primeiros dias foram difíceis por conta do desgaste da viagem e dos treinos que no começo era bem pesado, mas com o passar do tempo fomos nos acostumando a viagem e acordar cedo.
No geral é bem legal o treino, com os momentos de ouro e os ensinamentos do Senpai Joé e do Senpai Mendes. Aprender novas técnicas mesmo que demorem um pouco a serem aperfeiçoadas.

O Gashuku de 20 anos que tivemos em Porto Alegre foi especial por conta da vinda do Sensei Jorge Kishikawa que dava uma energia a mais para nos superar.

Sayounara Arigato Gozaimashita
Emmanuel



Da esquerda para direita: Marco, Gabrielle, Senpai Joé, Lopes e Emmanuel.


Por fim transcrevemos os depoimentos do Marco e Lopes após 1 ano de treino:


Konbawa Senpai Mendes
Shitsurei Shimassu,

No mês de maio do corrente ano, completarei um ano de Niten.

Treino todos os sábados eu e parte de minha família e em casa costumo aprimorar minha absorção do que me foi ensinado. É lento mas progressivo, creio eu, o aprendizado. Este é reflexo físico;

É flagrante minha mudança no dia a dia, meu dia continua tendo 24 horas, continuo planejando meus afazeres, porém, meu rendimento, acredito eu, é superior.

Diminuí consideravelmente o tempo necessário de repouso, diminui drasticamente a ocupação com afazeres inúteis, tenho conseguido concretizar projetos que antes eu postergava.

Meu filho Paulo, 21 anos, não integrante do Niten, por razões alheias a vontade dele, declarou:
" O Emmanuel, tem tido um ganho físico surpreendente, mas o maior ganho é para sua personalidade, no futuro, resolverá problemas, embasado nas experiências que está tendo hoje dentro do Niten".
Arigato Gozaimassu, Sensei Jorge Kishikawa, Senpai Joé, Senpai Mendes demais Senpais do Niten Caxias do Sul e todos integrantes do Dojo que compartilham comigo o Caminho.

Marco


Lopes:

" Dia 20 de Maio ,completei um ano de Niten.
Durante esse tempo, evolui muito. Na minha vida pessoal, na maneira como passei a ver a vida e a encarar meus problemas.

Tornei-me mais tolerante e paciente, deixei de agir por impulso e adquiri a confiança necessária para questionar e buscar soluções para problemas antigos.

Minha saúde melhorou consideravelmente durante esse ano.
Sempre tive problemas de saúde. Hoje depois de quatro cirurgias, eu me sinto muito bem. Apesar de ainda estar em recuperação tenho mais disposição e resistência física.

Acredito que se eu não estivesse treinando e recebendo todas as informações e apoio necessários, eu ainda estaria arrastando todos os meus dissabores.

Os sábados são sagrados para mim, o Marco e o Emmanuel:
"É dia de Treino!"

É um prazer enorme falar sobre o Niten com todas as pessoas com quem converso .Tenho dificuldade para desenvolver a técnica com exatidão, mas aprendo muito com os Momentos de Ouro e os exemplos dos mais antigos no caminho.

Gosto muito de estar junto com meus colegas de treino, agradeço por tudo que eles me ensinam.

Mas quero ressaltar o meu enorme carinho e
respeito pelos Senpais: Joé, Mendes e Gabrielle, por tudo que eles representam nessa nova etapa da minha vida.

A vocês: minha eterna Gratidão!

Arigato Gozaimassu, Niten , pela oportunidade!

Arigato Gozaimassu
Sayonará
Lopes


A família Rodrigues é um dos grandes exemplos dos benefícios de trilhar o Caminho da Espada!

Niten Caxias do Sul


Tags: Pioneiros,
comentarios  

Gabrielle - Caxias do SulÉ um prazer trilhar o caminho junto com a família Rodrigues!
Arigato gozaimashita



Retornar para últimos postagens


    topo

    Instituto Niten Uruguay
    598 99 029 521
    [email protected]