Sim, ele está de volta! O mangá Vagabond*, que conta a história de Musashi Sensei, voltou ao Brasil pela Editora Nova Sampa! Continuando por onde parou no volume 15. Está ainda nos planos da editora relançar o manga desde o primeiro volume!
No numero 18 tem promoção do Niten! Vem encartado com um folder especial que dá direito a 3 aulas grátis pra quem quiser começar a treinar! A Promoção é válida em todas as unidades do Instituto Niten..
Aproveite! O Vagabond está sendo vendido nas bancas e Livrarias!
*Vagabond é um mangá japonês, baseado no livro "Musashi" de Eiji Yoshikawa, que conta a história do samurai Miyamoto Musashi.O mangá se destaca com a arte impecável de Takehiko Inoue, considerado um dos melhores do mundo no que faz.
Silas Ribeiro - São PauloHá um tempo ouço falar do Instituto Niten e já estava em meus planos futuramente ir conhece-los. Eu gostaria de saber até quando vale essa promoção. Talvez eu comece antes do que tinha imaginado. (Continua)
Guthmberg - MongaguáTenho os 4 primeiros volumes. A arte é sensacional.
Sou desenhista, e o traço do autor é inspirador!! (Continua)
ADM - São PauloRespondendo ao Ricardo, sim pessoas obesas podem treinar sim. Não há restrição física no Instituto Niten. Todos são bem vindos e podem treinar. Em casos especiais terão a prática adaptada às suas condições.
No caso de sobrepeso, o treinamento é uma poder (Continua)
Ricardo - Olá, tenho uma dúvida: pessoas obesas podem praticar essas aulas? Obrigado. (Continua)
junior - salvadorse for pra ler só se for do primeiro volume! (Continua)
Durante o treino de sábado no templo, dia 07 de junho de 2014, Sensei nos deu a honra (aos kohai), de assistir sua luta com os Senpai. Ao término das lutas, Sensei explicou sobre o Mu nos momentos de ouro.
E como é difícil atingir o estado de Mu. Para mim, sua explicação é muito fácil de se ouvir, difícil de se entender, e muito mais difícil de se realizar, afinal como manter a mente tranquila, sem emoções na luta, sem se preocupar com a vitória, mas não querendo ser derrotado?
Após um tempo de reflexão, e com as palavras do Sensei ecoando na minha cabeça, juntei as duas experiências e acredito que começo a entender um pouco melhor as palavras de Sensei.
Em suas lutas era evidente a diferença no espírito, enquanto ele era golpeado e pressionado por incontáveis golpes, ele se mantinha resoluto e firme sem se abalar, então de repente parecia que não era sua Naginata que tocava o oponente, e sim que o oponente se colocava no caminho da Naginata. Simplesmente fantástico.
Acredito que isso seja Mu Kamae, sem forma, sem rigidez ou nervosismo, total desapego mas totalmente imbatível. Por isso Sensei só posso lhe agradecer e muito, pela oportunidade e pelo tempo que nos deu hoje, acredito que consegui entender mais um pouco desse belo caminho.
O KIR Jovem é a modalidade do Niten para crianças até 12 anos.
Temos treinos para as crianças disponíveis em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Porto Alegre, Florianópolis e Buenos Aires.
"O Objetivo do KIR JOVEM é incentivar as crianças a serem confiantes, alegres e transparentes. Não é só disciplina. É ter crianças integradas, felizes e ativas" Sensei Jorge Kishikawa
Nesse feriado de 1° de Maio Monja Coen, amiga de longa data do Niten e de nosso Sensei, inicia sua coluna mensal no Jornal O GLOBO . Segue o link com o texto: "Mãos em prece"
Um precioso texto, do qual se extrai inúmeros ensinamentos e reflexões.
Dentre todos, dois me foram muito caros:
1) a idéia do `retirar-se`, para que estando em silêncio e `afastado de tudo por um pouco` se possa ouvir e (Continua)
Crianças treinam kenjutsu, a arte dos guerreiros samurais MARINA GALEANO COLABORAÇAO PARA A FOLHA 05/04,014 0 00h01
Em um canto do ginásio, Kevin Kamimura, 9, veste o bogu (armadura), a hakama (espécie de calça larga) e pega sua shinai (espada de bambu). Vai começar a aula de kenjutsu.
Baseada na arte dos samurais, a luta ensina não apenas técnicas de combate, mas também as tradições desses guerreiros, que viveram no Japão há muito tempo, entre os séculos 8 e 19.
Respeito, disciplina, alegria, confiança e coragem são valores transmitidos às crianças nas aulas, diz o Sensei Jorge Kishikawa, que trouxe a modalidade para o Brasil em 1993. "Os alunos aprendem a andar com as próprias pernas, desenvolvem o espírito de luta."
Ele explica que metade da aula é dedicada a jogos e brincadeiras, pois acredita que as crianças brinquem pouco hoje em dia. Quando esse aquecimento termina, é hora de colocar o equipamento e começar a treinar os movimentos da arte dos guerreiros samurais.
Em duplas, os praticantes posicionam suas espadas e tentam atingir o adversário na cabeça ("men"), no pulso ("bote") e na barriga ("do"). Antes de cada golpe, é preciso gritar uma dessas três palavras para indicar qual parte do corpo do oponente pretende-se acertar.
"Gosto de treinar com os "senpais", porque aí posso derrubá-los, lutar para valer", conta Kevin. "Senpai" é a forma que os praticantes usam para se referir àqueles que têm mais experiência na luta.
Adepto da modalidade há dois anos, Tiago Miyamoto Morizono, 10, conta, cheio de orgulho, que tem no sobrenome o nome do famoso samurai Miyamoto Musashi (1584-1645). Para o garoto, o kenjutsu trouxe "felicidade e novos amigos".
Recebemos um email de nosso aluno Abreu (unidade Vila Mariana) onde ele nos indica dois Box de filmes Samurais. Abaixo deixamos os filmes e suas sinopses. Divertam-se.
BOX 1:
Sinopse
"Cinema Samurai" reúne seis grandes clássicos "chambara" (filme de samurai) dirigidos por cineastas consagrados, como Masaki Kobayshi e Masahiro Shinoda, e estrelados por astros do gênero, como Toshiro Mifune, Tatsuya Nakadai, Tetsuro Tamba e Chiezo Kataoka. Todos os filmes em versões restauradas. (...) BOX 2:
Nos dias atuais em que a vida das crianças ¨que tem¨ apenas se resume em estudar, ganhar presentes e se divertir, existe a vida das ¨que não tem¨ , onde nem o direito de comer ou dormir lhes é possível. As crianças ¨que tem¨, após adquirirem o seu diploma de faculdade (pois para a maioria delas a vida se resume a isto) crescem arrogantes, ambiciosas e individualistas. Problemáticas. As crianças ¨que não tem¨, por lhe serem negados tudo, crescem e toda nossa sociedade já sabemos o que acontece. Na esperança de, nem que seja por alguns instantes, levar a alegria e felicidade a elas e, quem sabe, mostrar que apesar da vida não ser um mar de rosas é possível sorrir e lutar por uma vida melhor, os nossos garotos e crianças doaram parte de seu tempo e coração no final de ano (e que parte!). A aqueles que são insensíveis ou ainda não refletiram sobre o assunto, vou refrescar as suas memórias: foi no dia 20 de dezembro de 2013, sexta feira, num calor de 30 e tantos graus quando o único apego da grande multidão era o seu presente, os nossos jovens e as nossas crianças enfrentavam um trânsito de 4 horas para ir e 4 para voltar até o God Forsaken Place (fim do mundo) no meio do mato do Embu... Se você mesmo assim, não entendeu o que eu quero dizer, vou lhe dar uma chance: leia mais uma vez a matéria de anteontem, e com atenção. E, se mesmo assim não ¨caiu a ficha¨, acredito que não há por que estar neste Café. Tags: Social,
O Samurai moderno reverencia os antepassados dos cavalos, mortos em batalha no passado.
Desenho de Gabriel Impieri
Nota: Pelo seu poder de alcance e capacidade de corte a Naginata foi muito utilizada em batalhas contra a cavalaria, com o objetivo de atacar as patas dos cavalos.
Pinheiro - ManausOhaio gozaimassu senpai Impieri,
realmente como o senpai disse é uma imagem linda, já virou meu papel de parede do notebook.
Arigato gozaimashita ! (Continua)
Pinheiro - Rio de JaneiroKonbanwa, Senpai Impieri!
Excelente imagem!
Que o Ano do Cavalo seja também o da Naginata que dá a vida!
Arigato gozaimashita! (Continua)
Resolvi adiantar a promessa de 2014 e comecei as aulas de Iaijutsu antes de 2013 terminar. Apesar da preguiça, calor, e dos exageros natalinos, fui no treino de sábado, finalmente.
Tirei a sorte grande ao pegar um treino com poucas pessoas, estávamos em quatro (Senpai Hori, Senpai Ana Tomita, Senpai Marcia e eu). Tive o privilégio de ter minhas primeiras instruções com eles, foram muitíssimos atenciosos e generosos comigo.
A sensação de treinar Iaijutsu é muito diferente de Jojutsu. A relação com o tempo é outra. Tudo torna-se mais denso, sentia que cada movimento carregava muito mais do que a ação em si. Não cortava o ar, eu treinava para cortar uma pessoa. Parece que o tempo pára. Tive a oportunidade de saborear uma profundidade da qual ainda não sou capaz de compreender. Percebi sensações entrelaçadas de fúria e compaixão. Algo despertou no meu interior, coisa ainda que não saberia descrever. Foi um dia especial.
Arigatou gozaimashita pela oportunidade, Sensei.
Aproveito para desejar um excelente início de ano, com a força e a beleza do Cavalo.
No dia 14 de dezembro a unidade Porto Alegre realizou o Bonnenkai, festa de confraternização da unidade. Após um Shiai de confraternização e de uma batalha emocionante, a batalha dos balões todos puderam partilhar de momentos descontraídos na beira da piscina, com direito a música ao vivo e aquele churrasco gaúcho. Também contamos com a presença do colega Augusto Souza de São Paulo que se deliciou com a famosa ovelha assada pelo nosso companheiro Terres.
O Hino do Niten, composto pelo músico e monitor do Niten: João Vicente, da banda Nenhum de Nós, por ocasião das comemorações de 20 Anos do Instituto Niten, ganhou um novo arranjo para a trilha sonora do Video da Restrospectiva 2013.
A versão foi adaptada pelo Coordenador Christian Ventura de São José do Rio Preto.
Confiram no EGAN 2013-03 de Dezembro a nova versão, com as imagens do ano e a mensagem de final de ano do Sensei!
Saiu hoje, 14/ago na Folha no caderno Cotidiano C10 A foto é de Eduardo Knapp, repórter-fotográfico da FOLHA SP Sábado, 17/ago pela manhã estaremos no Parque do Ibirapuera , Portão 6 (Av. IVºCentenário) promovendo mais um evento em comemoração aos 20 anos do Instituto Niten, com treino livre a todo o público interessado!
Konnichiwa !!! Quem nos dojos do Niten gosta de mangá? Pois bem, foi lançado o box com 3 DVD`s contendo toda a saga cinematográfica do mangá "Lobo Solitario". Não é animação, é filme mesmo!!! A saga foi filmada nos anos 70 e conta de forma resumida toda a história do samurai conhecido como "Lobo Solitario". Encontrei o box na Livraria Cultura novamente... A capa está muito bonita, toda vermelha e ilustrada. Vale a pena... Aproveitem, pois é cultura japonesa da boa !!!
Sayonará gozaimashita !!!!
Sinopse da distribuidora - Japão, século XVII. Vítima de uma conspiração do clã Yagyu, o samurai Itto Ogami, o executor oficial do Xogum, tem a esposa assassinada e cai em desgraça, acusado de traição. Ao lado do filho Daigoro, ele sai em busca de vingança, tornando-se o mercenário Lobo Solitário. É o início de uma violenta saga que envolve traições, honra, família e filosofia samurai.
Rangel - São PauloKonnichiwa
Eu tenho uma noticia boa com respeito ao box `Lobo Solitário`. quem comprá-lo na Livraria Cultura, ganha um pôster de brinde. eu já comprei o meu e ganhei !! Legal, né?
Sayounara gozaimashitá !!! (Continua)
El sitio del Instituto Niten tiene como objetivo transmitir informes al respecto del universo de las artes de la espada samurai y cultura japonesa a los alumnos del Instituto y a los interesados en general.
Este sitio se reserva el derecho a transmitir a penas aquello que este de acuerdo con las propuestas del mismo, garantizando la seriedad de su contenido. En respecto a este mismo derecho de propagar y endosar solamente lo que fuera reconocidamente aprobado por la dirección del Instituto resguardamos el derecho a réplica.
Los textos de este sitio están sujetos a correcciones y no necesariamente reflejan los puntos de vista de las escuelas tradicionales con las cuales tenemos relación.
Los artículos de autoría del Instituto Niten pueden ser reproducidos, citados y distribuidos libremente, desde que estos sean hechos de forma gratuita. Solicitamos apenas que la dirección de la fuente sea citada.
Los artículos de otros autores %97 relacionados en la Bibliografía de este sitio — son protegidos por derechos de autor. Las citas son hechas conforme al permiso del artículo 46 de la Ley brasileña 9.610 sobre Derechos de Autor. Los materiales de origen norteamericano son citados sobre la autoridad del Fair-Use Statute United States Code, Title 17, Section 107.
El Instituto Niten respeta la propiedad intelectual de otras personas. En caso que usted crea que su trabajo haya sido violado, por favor entre en contacto con nosotros para que esto sea resuelto.
Para proteger mejor la privacidad de sus visitantes, el Instituto Niten se compromete a no divulgar los datos personales de aquellos que entraran en contacto con nosotros y se registren en nuestro informativo.
También nos comprometemos a no enviar spams y nos restringimos a apenas responder las preguntas y solicitudes que nos fuera enviadas por e-mail.
El Instituto Niten envía a sus registrados solamente su Newsletter, o EGAN, para inscriptos que hayan optado por recibirlos, o en adjunto a una respuesta a preguntas enviadas por email o por nuestro formulario.
El sitio del Instituto Niten es desarrollado por el equipo administrativo del Instituto.
Agradecemos a todos los alumnos y amigos que contribuyeron y aumentaron con un poco de su energía al sitio.