Depois do Gashuku de 7,8 de Julho, a turma que ainda esperaria o horário de voltar para suas cidades se reuniu para um almoço e birudô num restaurante coreano de São Paulo. Na foto boa parte do pessoal, e tirando a foto, o Cortes do Rio!
Imagem digital sobre estátua de Kusunoki Masashige. Criação Luciana Lebel
Buscando imagens relacionadas a samurai para criar uma arte digital, acabei encontrando a foto desta bela estátua que fica em Tóquio. A impressão que tive é de estar olhando para um verdadeiro samurai do Japão antigo, a imponência, o movimento do cavalo, a estética da armadura, tudo perfeito. Transmite bravura, honra e fúria. E por ser algo esculpido, 3D, salta aos olhos das imagens clássicas que observamos pintadas. Em várias fotos tiradas por turistas desta mesma estátua, observada de diversos ângulos, é um samurai completo como o dos ideais. Uma obra de arte e um símbolo incrível.
Naturalmente eu ia querer saber quem era esse guerreiro retratado. E então, em meio às pesquisas, conheci a história de Kusunoki Masashige (1294-1336), símbolo de lealdade para o povo japonês.
Mais uma vez, foi com grande alegria que nos reunimos. Brotas foi mesmo uma excelente escolha e a organização e o empenho dos colegas de espada tornaram esse encontro inesquecível.
Decidira não participar e me limitar a chegar à Adm na segunda-feira após o encontro para iniciar meu shugyo, mas a pertinência da argumentação de senpaiWenzel em eu emendar os dois me ajudaram pela mais feliz das escolhas.
Já na sexta-feira, o treino de final de tarde aqueceu os ânimos e passara por minha cabeça que sensei não daria ponto sem nó: reunir os graduados e não por um por um na ponta da espada não é do feitio dele... Todos lutamos sob 42 graus celsius do telhado do ginásio municipal. O que se repetiu no sábado pela manhã.
O rafting era o refresco desejado depois daquele treino matinal. E só percebi o quanto o era assim, quando, já dentro do bote, deram uma remada na água molhando nós todos! Pensei: Caramba! É isso mesmo que eu preciso! E fiz questão de me manter bem molhado; os outros também!
A farra ao longo dos vários quilômetros rio abaixo era animada com remandas ritmadas por palavras próprias à atividade: "WHISKI! WHISKI!
WHISKI!" Depois começamos ser mais específicos: "BLACK! LABEL! BLACK! LABEL! BLACK! LABEL!" Sendo que a primeira palavra era de todos e a do contra-ritmo do Rodolfo de Recife, quem, aliás sugeriu o grito de guerra do bote: "PRA RACHACHÁÁÁÁ!!!" (Grito de guerra dos cangaceiros antes de seus ataques.) As marcas evoluíram até chegar a: "PRESI! DENTE! PRESI! DENTE!" Mas essa não fez o mesmo sucesso das outras...
O contraponto ao agito do rafting foi a montaria no domingo, que nos ensina que, em resposta a alguma grosseria, chamar alguém de "cavalo" é, no mínimo, uma ofensa aos equinos, dada sua sensibilidade.
Jantares e almoços foram os momentos fortes de conversa com os colegas e com o sensei, que sempre tem algo novo e, eu diria, ajustado a nos ensinar, até individualmente. Como somos cada um universos distintos, praticando um modo comum de relacionar-se com a vida, ajustes são mais que apropriados e convenientes.
Esses encontros com os colegas, com o sensei, com a vida nos dá mais do que a chance de encontrar um sentido para esta última, mas oportunidades de nos sentir vivos em cada momento de nossas próprias vidas.
A todos os Samurais do Instituto Niten a todos os Samurais do Brasil que agem e vivem em busca das virtudes de Honra , Lealdade, Coragem, Justiça, Compaixão, Razão e Sabedoria e em especial ao nosso Sensei Jorge Kishikawa
Omedetou Gozaimassu! Parabéns! pelo dia do Samurai comemorado hoje, 24 de abril
oficialmente nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, Piracicaba, Campinas, Guarulhos, estado do Paraná, estado do Amazonas, estado de Santa Catarina; em todas as unidades do Instituto Niten no Brasil, Argentina, Chile, México e Uruguai; e no coração dos mais de 10.000 alunos do Sensei !
Hoje é o dia que comemoramos uma vida correta, intensa e feliz, com compaixão ao próximo, coragem e honra em cada momento do dia-a-dia. Hoje comemoramos este sentimento que para nós é: Ser Samurai!
Thiago Madeira - ManausOtanjoubi Omedetou Gozaimassu Sensei!
Desejo muita saúde, prosperidade e FÚRIA!
Domo Arigatou Gozaimashita pelo Instituto Cultural Niten!
Sayounara! (Continua)
Naomi Okamoto - São PauloOtanjoubi Omedetou Gozaimasu Sensei!
Aos samurais de todo Brasil e exterior um grande parabéns por este dia.
Arigatou Gozaimashita.
Sayounara (Continua)
Felipe Sarrat - NiteróiOmedetou Gozaimassu a todos os samurais e colegas de espada do Brasil e do exterior. Otanjoubi Omedetou Gozaimassu, Sensei. Seus ensinamentos têm sido muito importantes para mim.
Sayounará
Felipe `Sarrat`
Unidade Niten - Niterói (Continua)
FRANCISCO SOBRAl - fortalezaOtanjoubi Omedetou Gozaimassu!
Ao Nosso sensei Jorge Kishikawa!
Saúde e Prosperidade!
Arigatou Gozaimashitá!
Sayounará
FRANCISCO SOBRAL-FORTALEZA (Continua)
omar marques - NITERÓIOtanjoubi Omedetou Gozaimassu!
Ao Nosso sensei Jorge Kishikawa!
Saúde e Prosperidade!
Arigatou Gozaimashitá!
Sayounará!
Omar Marquez Niten Rio - Niterói (Continua)
por Vinícius Faustini - Jundiai - SP/Jundiai - 28-mar-2012
Konichiwayoroshikuonegaishimasu !!
Bom, estou aqui para falar o que representou pra mim esse Gashuko.
Eu estava acostumando a treinar somente na minha unidade, com os meus colegas e o nosso senpai. Estava acomodado. Tanto que quase que não participei do gashuku por pura preguiça. Pensei que iria "perder" meu fim de semana, enquanto poderia muito bem ir em alguma festa ou algo do tipo. Mas o pouco treinamento que já tive falou mais forte, abri mão da minha comodidade e decidi que me entregaria por todo a essa experiência.
Acordei 5:15 para poder pegar carona e chegar a tempo no templo. Fomos um dos primeiros a chegar e logo ali começou a minha batalha. De início não conhecia ninguém e não tinha a minima ideia de como seria o treino. Mas vieram os keikos e as refeições e eu fui conhecendo pessoas de outras unidades e outras técnicas quando, um pouco antes de dormir, descobri que mesmo nesse pouco tempo, havia aprendido muito e que tenho infinitamente mais para aprender. Me senti parte da família Niten. E finalmente entendi pra que é necessario tanta Persistência, Makenki !
Decidi que todo sábado irei de ônibus ou trem para São Paulo para poder treinar. Para poder ajudar de qualquer maneira possível e treinar.
Queira por fim agradecer por tudo, pelo que aprendi, e princialmente pela oportunidade..
roseli - Fiquei muito feliz em ver o depoimento de meu filho, pois ele é um jovem muito determinado e gosta muito de treinar.
Esses treinos são muito importantes para os nossos jovens. (Continua)
por Ana Cláudia - Rio de Janeiro - blog - 28-mar-2012
Li a mensagem em homenagem ao Dia da Mulher e fiquei pensando na primeira vez que vi o Sensei pessoalmente, porque ele fez uma coisa que nem sei como classificar. Demonstrou com um colega, nem lembro mais quem, aqui do Rio. Chamou todo mundo pra olhar, deu aquele mole clássico com o ``kote`` esquerdo, o colega veio feliz de espada cheia e o Sensei simplesmente largou a espada da mão esquerda e golpeou com a mão direita. Acho que foi o maior susto que levei na vida, sério. Pior que o demônio saindo da tela no primero Poltergeist. Até porque o Sensei não deixou uma espada cair no chão pra pegar outra do ar ou da cintura. Ele largou a espada, recolheu a mão pra não ser atingido, esticou a mão de novo, pegou a mesma espada e ``matou`` o adversário. Se eu fosse cardíaca, tinha morrido ali - mas feliz da vida!
O que quero dizer é que estou longe, mas nunca longe demais. Parabéns a todos por todas as conquistas. Quando for possível, volto. E sou muito fã de vcs tods, samurais em formação. e principalmente do Sensei, que nos dá essa força pra perseguir nossos objetivos. Muitos beijos daqui do Rio.
Luciana - Rio de JaneiroQue boa surpresa ver aparecer a sumida!
Adorei o depoimento sobre o golpe Poltergeist!
Espero que um dia possa voltar, mas enquanto isso, continue ainda por perto! :)
Esse é o primeiro trailer oficial do filme Rurouni Kenshin, mais conhecido como Samurai X. O filme estreia no Japão no dia 25 de agosto e deve contar o encontro de Kenshin Himura com Kaoru Kamiya e sua primeira luta com Jin E Udou, o espadachim do chapéu negro. Kenshin tenta se redimir de seu passado, quando era mais conhecido como Battousai um assassino treinado para matar sem remorso.
El sitio del Instituto Niten tiene como objetivo transmitir informes al respecto del universo de las artes de la espada samurai y cultura japonesa a los alumnos del Instituto y a los interesados en general.
Este sitio se reserva el derecho a transmitir a penas aquello que este de acuerdo con las propuestas del mismo, garantizando la seriedad de su contenido. En respecto a este mismo derecho de propagar y endosar solamente lo que fuera reconocidamente aprobado por la dirección del Instituto resguardamos el derecho a réplica.
Los textos de este sitio están sujetos a correcciones y no necesariamente reflejan los puntos de vista de las escuelas tradicionales con las cuales tenemos relación.
Los artículos de autoría del Instituto Niten pueden ser reproducidos, citados y distribuidos libremente, desde que estos sean hechos de forma gratuita. Solicitamos apenas que la dirección de la fuente sea citada.
Los artículos de otros autores %97 relacionados en la Bibliografía de este sitio — son protegidos por derechos de autor. Las citas son hechas conforme al permiso del artículo 46 de la Ley brasileña 9.610 sobre Derechos de Autor. Los materiales de origen norteamericano son citados sobre la autoridad del Fair-Use Statute United States Code, Title 17, Section 107.
El Instituto Niten respeta la propiedad intelectual de otras personas. En caso que usted crea que su trabajo haya sido violado, por favor entre en contacto con nosotros para que esto sea resuelto.
Para proteger mejor la privacidad de sus visitantes, el Instituto Niten se compromete a no divulgar los datos personales de aquellos que entraran en contacto con nosotros y se registren en nuestro informativo.
También nos comprometemos a no enviar spams y nos restringimos a apenas responder las preguntas y solicitudes que nos fuera enviadas por e-mail.
El Instituto Niten envía a sus registrados solamente su Newsletter, o EGAN, para inscriptos que hayan optado por recibirlos, o en adjunto a una respuesta a preguntas enviadas por email o por nuestro formulario.
El sitio del Instituto Niten es desarrollado por el equipo administrativo del Instituto.
Agradecemos a todos los alumnos y amigos que contribuyeron y aumentaron con un poco de su energía al sitio.