Posts from 2010 / May Return to all Posts
Konbanwa mina-San,
Gostaria de dividir esta reportagem que foi feita na quarta-feira dia 26/05 e saio no jornal local dia 30/05, sobre a prática samurai aqui em Manaus. Onegaishimassu relevem os erros que tem na reportagem, nós explicamos tudo, mas sabem como são na edição final.
Arigato Gozaimashita a todos,
Pinheiro
manuel gladston - manaus-Amé uma honra ter em nossa cidade uma filial
deste instituto,e sustentar a bandeira
dos samurais. (Continues)
Helano - TeresinaOmedetoo aos samurais de Manaus, por segurarem firme o estandarte do Instituto Niten em plena amazônia! (Continues)
Luciana - Rio de JaneiroGostei da reportagem, Niten Manaus marcando presença! Omedeto! (Continues)
Pensamento de um filosofo brasileiro que compartilho com os irmãos da espada.
Que os olhos comecem a reconhecer o que é bom de ser visto; e os ouvidos aprendam, no decorrer da passagem pela experiência, a selecionar o que deve ser ouvido e o que não deve ser ouvido.
No final da evolução, para que a sujeira não estrague tão belos olhos que já sabem ver tão belas visões, os olhos só se abrem para ver as coisas mais belas...
Domo Arigato
Oguri
Oguri - São Paulo/SPEste fragmento é de autoria do:
Dr. Celso Charuri
Oguri (Continues)
Brenda - São Paulo. (Continues)
Perspectivas de Platão e o Bushido
Konichiwa, mina san!
No Niten também temos contato com a filosofia das artes marciais. Abaixo deixo um artigo para vocês onde fiz uma relação entre a filosofia grega de Platão e o bushido. Será que existe algo em comum? Bom, acredito que encontrei algumas semelhanças, confiram!
“Tente mover o mundo - o primeiro passo será mover a si mesmo”
Platão
Através da leituras sobre Platão, podemos perceber a existência de uma ligação interessante entre seu entendimento sobre a virtude e as virtudes do código de conduta do Bushido. O que praticamos
e de certo modo buscamos intuitivamente no Instituto Niten, a honra, a coragem, a sabedoria, etc,já foram foco de estudo do filósofo grego ateniense em (370/380 a.C).
Platão como um filósofo de sua época valorizava muito o aperfeiçoamento do homem, entretanto algo se perdeu no meio de caminho na passagem dos tempos. Talvez no oriente tenham conseguido
manter as virtudes como uma prática na educação cotidiana, na transmissão intuitiva, enquanto o ocidente distorceu e perdeu o contato com esta essência.
Esses conceitos andam adormecidos no Ocidente, por isso é possível compreender como o Bushido desperta e inspira à tantos ocidentais nos dias atuais. Este texto é a tentativa de unir a intuição e
experiência ao pensamento racional, abrindo o baú de um passado ocidental virtuoso esquecido.
Espero que gostem!
Sayounara!
Luciana
Ricardo Saraiva - Rio de JaneiroKonbanwa Luciana,
Relendo seu artigo recentemente fiquei encantado com a relação da filosofia antiga de Platão com a nossa tradição Samurai.
Vivenciando nossa arte conseguimos enxergar uma luz na `caverna` e com isso ficamos mais preparados para os de (Continues)
Luciana - Rio de Janeirokonichiwa, Pinheiro!
Vc resumiu muito bem!Realmente é incrível a mesma busca em diferentes lugares e tempos e como o perigo de sermos corrompidos está sempre presente. Essa é a grande luta diária dos guerreiros.
Quando pensamos na idéia atual de progre (Continues)
Pinheiro - ManausRealmente é incrível ver que, mesmo em lados separados do globo, encontramos os mesmos sentimentos de justiça, sinceridade e principalmente humildade.
Isso mostra que essas virtudes, a busca do certo e do perfeito está adormecido dentro da raça humana co (Continues)
Konnichiwa,
A todos de 16 anos do Niten, e ao lado 16 anos de todos do Niten!
Chega às telonas do Japão o filme Bushido Sixteen. O filme conta a história de duas colegiais praticantes de kendo; a Kaori, garota de cabelos longos, dedicada aos treinos, que busca vencer sempre; e a Sanae, garota de cabelos curtos, que gosta de se divertir bastante e com o apoio da Kaori desenvolve sua habilidade na espada. No decorrer da história, mostra um pouco da relação dos jovens japoneses com o budo, torneios, aulas... (será que é muito diferente daqui?)
O filme promete um final emocionante.
Confiram os trailers oficiais (o segundo ficou muito bom!!!):
https://youtube.com/watch?v=x0p-H3RV4Mw
https://youtube.com/watch?v=sYEfUROZahI
Vamos torcer para que chegue até nós...
Sayounara.
Danilo
A cada nova lição que recebo no Niten, me sinto maior.
Os exemplos dados pelo Sensei a cada café, pelos sempais nos minutos de ouro, e até os mais puros exemplos das crianças me faz perceber o quão abençoado somos por ter acesso a tudo isso aqui no Niten!
Mas não é simples assim absorver os ensinamentos, se não aprendermos a SENTIR.
A visita do Sempai Renaut a algum tempo, foi o ponto em que esta palavra se fundiu com a pratica das artes na minha vida, mesmo já tendo ouvido outros exemplos com mesmo objetivo.
Vejo os novatos chegando cheios de brilho no olhar, buscando técnicas, sabedoria oriental, mudanças físicas e espirituais, cada um com seu objetivo, mas eles pouco sabem sobre o que há por vir, principalmente, como aprender a lidar com seus sentimentos em momentos adversos na luta e na vida cotidiana, esta é pra mim uma das maiores lições.
Saber sobre as teorias escritas nos livros, mostradas em filmes e contadas pela historia é fácil, basta se dedicar a elas por algum tempo...
mas SENTIR, só com a pratica!
Desafie-se então a lidar com toda esta avalanche de novidades em segundos e veja como se sai!
Arigatô gozaimashitá!