Mural - Instituto Niten Portugal - Kenjutsu e Iaijutsu em Lisboa Ir para o Conteúdo

Mural Niten Portugal


Seminário com Senpai Vaz - Caminhando Seguro e Certo

por Ramalhinho - 13-mar-2018



Entre 10 e 11 de Fevereiro, tive a oportunidade de frequentar o seminário de Hyoho Niten Ichi Ryu lecionado pelo Senpai Alexandre Vaz. Foi um fim de semana diferente, já que nunca tinha frequentado nada assim, desde que comecei a praticar Kenjutsu e Iaijutsu pelo Instituto Niten.

Um Senpai diferente, vindo do Brasil, casa do instituto e inspirado pelo contacto frequente com o Sensei Jorge Kishikawa, seria uma boa forma de desenvolver mais o meu treino e percepção, foi o que pensei.
E também em não fazer asneira, para não deixar mal os meus Senpais. Sendo o mais novo do grupo tanto em treino como idade, de de certeza que iria estar debaixo de olho, pensei para comigo.

Primeiro contacto, sábado de manhã, no treino habitual. Senpai Vaz a avaliar a nossa prestação na Dai Ichi Kihon. Primeira Kata com ele e para a meio. Pânico...O que já fiz de errado? Lá terminamos a Kata mas esta sensação de que algo não estava bem iria acompanhar-me ao longo de todo o fim de semana. Ao ouvir as correções do Senpai, a forma de ele explicar os movimentos, de nos observar e corrigir acabou por me fazer compreender o que estava de errado. E é ainda, algo que passados todos estes dias, ainda estou a "digerir". Todo o movimento que fazia, estava a faze-lo de forma repetida, automática. Os movimentos não casavam com os do meu parceiro. Aquilo que tento explicar por palavras é que faltava "ânimo" ou "vida" no que fazia. O Kata deve fluir e cada movimento surgir em reação do que o parceiro faz e não só de uma sequência automática. Estava apenas a decorar movimentos e era isso que o Senpai me queria dizer com as paradas. Estava a ir pelo caminho do yakisoba de que o Sensei Jorge Kishikawa falava num momento de ouro.
Apesar das dificuldades sentidas e de outras lições, não só técnicas, que o Senpai Vaz nos deu, penso que o pararmos um pouco para apreciar cada movimento, como ele deve ser feito, com a força e o sentido corretos, o entrar na onda de quem conosco faz o treino, são aspectos fundamentais no nosso caminho.

Arigato Gozaimasu Senpai Vaz, por nos lembrares que o caminho se faz de caminhando seguro e certo, mas sem pressas ou correrias, cada passada no seu tempo e a ver e sentir o caminho por baixo dos pés.

Arigato Gozaimashitá.

Sayounara


Unidade de Lisboa
Ramalhinho








Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Portugal
    (+351) 965-267-863
    [email protected]