Ir para o Conteúdo
imgcentral

Mural

Murales de las unidades y pote de alumnos.


Japão - Onde o Moderno e o Antigo Convivem

por Igor - Niten Brasília - DF/Brasília - 19-abr-2016

Onde o passado vive para guiar o presente em direção ao futuro.

Assim como fazemos no Niten:


In Japan - 2015 from Vincent Urban on Vimeo.

Estágio na ADM - Andrade

por Andrade - MG/Juiz de Fora - 12-abr-2016

O Aluno Andrade de Juiz de Fora passou 15 dias na sede administrativa do Niten. Dias de aprendizado e reflexão próximo ao Sensei e Sempais do Niten estagiar na Administração do Niten por uma semana. Abaixo palavras desses dias de aprendizado:Relato Estágio na ADM:

Comecei no Niten em setembro de 2015, e optei por somente treinar kenjutsu. Sou um estudante, logo o meu orçamento é bem limitado. Tinha decidido para mim mesmo, que iria esperar até ter boa parte do equipamento para poder encarar São Paulo, mas quando soube da chance do estágio na ADM, resolvi não perder mais tempo pensando no assunto e simplesmente ir, seguindo o lema do nosso código: ser útil ao mestre.

Meu estágio começou no dia 14 de Março de 2016, embora não estivesse muito certo do que esperar, por meio de conversas com o coordenador da minha unidade, o senpai Ivan, mais os vídeos Shugyo no Niten do programa A Liga, e a leitura do Shin Hagakure, tinha uma noção do que vinha pela frente.

Durante a primeira semana como estagiário, graças a minha empolgação de iniciante, consegui manter o fôlego, e além do trabalho na ADM, participei dos treinos de kenjutsu e jojutsu (modalidade que até aquele momento, nunca havia treinado).

A maior vantagem de estagiar é poder estar perto do Sensei Kishikawa. Seja simplesmente pelo convívio ou então por​ falta de atenção, tenho certeza que meu espírito afiou, se tornou mais forte. Treinar ao lado do Sensei, é garantia de progresso no caminho.

Ao longo da minha estádia, além de poder me familiarizar com todos os nomes que eu tanto ouvia nos animadores relatos do meu coordenador, pude conhecer vários outros companheiros do Niten. Dentre eles, destaco o senpai Aguirre, coordenador do Niten no México e com o qual dividi o dormitório e compartilhei refeições no passar dos dias.

Além das tarefas já planejadas para o estagiário, que inclui limpeza do local, manutenção, organização e outras (funções que também são responsabilidades dos shugyoshas), pude vivenciar ocasiões menos recorrentes, como o dia em que ajudei o senpai Kendi a gravar a sequência de jojutsu, e também o processo de seleção para auxiliar de escritório da ADM, que como o próprio Sensei observou, ​nos ensina e distinguir o “olhar de peixe morto”.

O estágio definitivamente não é algo fácil ou tranquilo, me exigiu bastante, especialmente estando longe de casa, mas poder se dedicar exclusivamente para servir, é uma prática muito saudável, lhe torna mais forte para os desafios no decorrer do caminho, e sem sombras de dúvidas, me permitiu uma melhor compreensão sobre a compaixão.

Vivi oportunidades que não conseguiria caso não estivesse estagiando, como no dia em que pude presenciar e surpreendentemente treinar cortes no tameshi, junto do Sensei e de outros senpais, lição pela qual sou muito grato. Assim também foi o birudo após o treino de iaijutsu, ocasião em que fui capaz de compartilhar e aprender mais sobre outros membros do Niten, sem “máscaras”.

Estar na ADM, me permitiu conhecer a estrutura do Niten. Através da convivência com os senpais Wenzel, Midori, Gilberto, Paloma, Juliano, Brenda, Mariana, Kendi, Melo, Rui, e tantos outros, vi todo o esforço empreendido para o bom funcionamento do instituto e com muita gratidão, vou lembrar do tempo que passamos juntos. Após esse período curto treinando em São Paulo, minha estratégia foi revisada, e como o Sensei me orientou, não posso perder tempo, por isso estou me preparando para conseguir avançar e em breve poder voltar a São Paulo para treinar mais uma vez com todos esses guerreiros com os quais me encontrei no caminho.

Doumo Arigatou Gozaimashita!!!



Andrade - Unidade Juiz de Fora

Tags: Estagio,
comentarios   2 de 2

Ivan Santos - Juiz de ForaAndrade, gokurosama!
Que essa experiência afie seu espírito e amplie sua jornada no Caminho. Sua coragem e dedicação engrandecem a unidade JF.
Omedetou Gozaimassu! (Continua)

Mára Núbia da Silva - GuaíbaOhayou gozaimasu. Yoroshiku onegai shimasu.
Shitsurei shimasu.
Omedetou pela experiência e aprendizado.
Arigatou gozaimashita pelo relato que nos incentiva e anima pelo exemplo. (Continua)


A Estratégia da Andorinha

por Café com Sensei - 31-mar-2016

As andorinhas, além de predadoras, são conhecidas por terem asas longas e pontiagudas. Como espadas.
Seus movimentos são velozes, o que torna muito difícil capturá-las.
Na Estratégia e na guerra, temos que ser como andorinhas. Chegar e partir num piscar de olhos, num vai e vem rápido e preciso.
Reza a lenda que Sasaki Kojiro, um dos maiores adversários de Miyamoto Musashi era capaz de cortar andorinhas no ar. Por ser a sua tachi (espada maior) longa em relação à maioria, conseguia, num movimento de vai e vem, cortar as andorinhas que voassem próximo a ele.
Lenda ou não, a verdade é que no Niten treina-se uma técnica inspirada na andorinha, o corte da andorinha. Ela simula os movimentos das asas da andorinha, que em mãos habilidosas, são o caminho para a vitória.
Seja rápido ao cortar, e suma ao partir.




¨Kishikawa Ryu Iaijutsu - Tsubame kiri, a Estratégia da Andorinha¨

Tags: Egan2016_Ago,

Levar a esperança

por Café com o Sensei - 17-mar-2016


"Levando esperança para a ACTC"


"O Hayabusa (Grupo de Jovens do Niten) fez uma visita na  ACTC (Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente Cardíacos e aos Transplantados do Coração) em São Paulo no dia 29 de Fevereiro.
A Casa promove um belo trabalho ajudando famílias que vem de todo o Brasil buscando tratamento cardíaco para suas crianças.

Além de assistirem apresentações de Jojutsu e Iaijutsu, as crianças tiveram a oportunidade de pegar o Shinai (espada de bambu) e sentir o que é ser um Samurai! Foi um dia emocionante"
Felipe Paiva - Coordenador do Hayabusa


Em momentos como esse, onde o isolamento, o egoísmo e a violência imperam e são uma constante na mídia, eventos como este são importantes para resgatar o que, no mundo, está sendo perdido: a nobre virtude herdada dos samurais, a Compaixão.

E isto deve começar desde cedo, enquanto jovem, principalmente para aqueles que têm ascendência oriental, onde a ênfase na educação de seus filhos está em passar no vestibular, ser bem sucedido ou ser melhor que os outros.
Ao meu ver, esta busca desenfreada por competição e títulos nos distancia do mais nobre sentimento, a compaixão, e é por isto mesmo que o nosso grupo de jovens do Niten, o Hayabusa, tem levado, ao longo dos anos, a esperança para aqueles que mais precisam. Esses meus jovens já levaram o calor humano e a esperança a entidades como o Ikoi no Sono, Cruz Vermelha, Casa Hope e outras que aqui não caberia enumerar.
São atividades como essas que mostram aos jovens que a vida não se limita ao vazio de ter um diploma e ser melhor que os outros.
Não é promovendo a competição, mas sim a compaixão é que nos tornaremos completos
















Clique para Ampliar




Link para o Mural com a Materia completa e comentarios da
Coordenadora Pedagógica da ACTC


Tags: Social,

Visita Hayabusa à Casa do Coração

por Niten - Hayabusa - 16-mar-2016

"Em momentos como esse, onde o isolamento, o egoísmo e a violência imperam e são uma constante na mídia, eventos como este são importantes para resgatar o que, no mundo, está sendo perdido: a nobre virtude herdada dos samurais, a Compaixão.

E isto deve começar desde cedo, enquanto jovem, principalmente para aqueles que têm descendência oriental, onde a ênfase na educação de seus filhos está em passar no vestibular, ser bem sucedido ou ser melhor que os outros.
Ao meu ver, esta busca desenfreada por competição e títulos nos distancia do mais nobre sentimento, a compaixão, e é por isto mesmo que o nosso grupo de jovens do Niten, o Hayabusa, tem levado, ao longo dos anos, a esperança para aqueles que mais precisam. Esses meus jovens já levaram o calor humano e a esperança a entidades como o Ikoi no Sono, Cruz Vermelha, Casa Hope e outras que aqui não caberia enumerar. São atividades como essas que mostram aos jovens que a vida não se limita ao vazio de ter um diploma e ser melhor que os outros.
Não é promovendo a competição, mas sim a compaixão é que nos tornaremos completos"



"Levar a Espada que dá a vida à todos" e "retirar o sofrimento de todos os seres vivos" são duas coisas que o Sensei nos ensina.

Sempre com essas palavras no kokoro (coração) o Hayabusa foi fazer uma vista na Casa do Coração - ACTC- em São Paulo. A Casa promove um belo trabalho ajudando famílias que vem de todo o Brasil buscando tratamento cardíaco para suas crianças.

Além de assistirem apresentações de Jojutsu e Iaijutsu, as crianças tiveram a oportunidade de pegar o Shinai (espada de bambu) e sentir o que é ser um Samurai! Foi um dia emocionante, como sentimos nas palavras da Coordenadora Pedagógica da Casa do Coração, Raquel Duarte:

"A ACTC-Casa do Coração agradece imensamente a apresentação de artes da Espada Samurai, realizada por integrantes do Instituto Niten . Foi uma tarde muito agradável e cheia de emoção para as nossas crianças e jovens que puderam pela primeira vez apreciar essa luta. Voltem sempre!"



Venha você também ser parte do Hayabusa! Converse com o Coordenador da sua unidade ou mande um e-mail para
[email protected]

Arigatou gozaimashitá.
Paiva















Tags: Hayabusa, Social,

Haz por ti, haz por los otros

por Videos - America Latina - 15-mar-2016



Tiemi Kawano fue admitida en una empresa de economía y fue elogiada por la directora de RH por destacarse por sobre todas las otras candidatas que fueron entrevistadas durante 11 años.

Clase Experimental - Primer Paso En El Kenjutsu

por Niten - America Latina - 09-feb-2016

Shugyo do Rovere - Conserto

por Niten - PR/Ponta Grossa - 02-feb-2016



Fabricio Rovere é Sargento no  Batalhão de Infantaria Blindado  
e Coordenador da Unidade Ponta Grossa/ PR 


"Quando decidi fazer o Shugyo, foi pra mim como ir em busca de algo que a algum tempo já sabia que precisava. Motivos para não ir tinha de montes: falta de tempo, outros compromissos, dificuldades com a viagem, receio de não estar preparado.

Mas eu pensei: -"Se eu for esperar as condições ideais para poder ir, talvez nunca vá".

Então arrumei as malas e fui, porque eu precisava de conserto. Estava quebrado, meu espírito estava cheio de falhas, as quais eu nem conseguia identificar direito. É como aquele barulhinho que aparece no carro enquanto a gente está dirigindo e não conseguimos identificar de onde vem. Com o tempo desistimos de procurar e até nos acostumamos com ele, passa a ser algo natural e nem o ouvimos mais. Mas ele está lá. Quem chega perto se incomoda, embora não consiga identificar também a origem do problema.

Pois bem, não cabe aqui entrar em detalhes sobre o que eu vivi nesses 6 dias, mas de uma maneira bem resumida, posso dizer que convivi com pessoas que me receberam muito bem, com muita tolerância para os meus "barulhos", que me mostraram de várias maneiras onde eu estava errando, muitas vezes sem dizer nada, mas sem nunca deixar passar um erro sem que fosse corrigido.

Algumas dessas pessoas também me proporcionaram situações onde pude eu mesmo identificar minhas falhas, minhas fraquezas e vícios. Algumas ainda fizeram vir à tona esses defeitos, partes podres do meu espírito, que estavam escondidas demais para serem alcançadas.

E por fim, encontrei alguém que com certeza é muito especial. Que possui muitos dons, inclusive o da Percepção, e que conseguiu descobrir no meu olhar o motivo disso tudo, a parte doente do meu espírito e que precisava de conserto.

Domo Arigato Gozaimashitá ao Sempai Wenzel e a todos os Sempais da ADM por terem me recebido, guiado e orientado tão bem durante esses dias em que estive com vocês.

Domo Arigato Gozaimashitá ao Sensei Jorge Kishikawa por ter dedicado tempo e energia para me consertar e me mostrar o Bushido.

Sayounará."  
Rovere - Unidade Ponta Grossa 

Tags: Shugyo,

Sensei em Juiz de Fora

por Niten - MG/Juiz de Fora - 14-ene-2016




"Ver o exemplo do Sensei, no cumprimento da palavra, ver o Sensei em ação de bogu, ver o Sensei conhecendo e direcionando os alunos, ver o Sensei como pai. Ver e enxergar a seriedade e a profundidade nestes momentos.
Vive-los com gratidão e ficar feliz com a oportunidade única de ver a forma como o Sensei aborda o mundo.
O Shinhagakure vivo e em tempo real, a cada segundo do dia."-
Coordenador Ivan Santos (Unidade JFora)
(...)

 



Continua (post completo)

Valores

por Niten - blog - 13-ene-2016

Recebemos essa Mensagem de um querido aluno antigo do Niten:

"Boa tarde, Sensei

Nesta tarde, resolvi escrever-lhe com um sentimento de "gratidão" e "saudade". Lendo algumas de suas postagens no Café, percebi que o maior tesouro que alcançamos ao longo do Caminho não vem de troféus, nem de reconhecimentos... mas das transformações que vão lapidando nosso caráter e nossa visão das circunstâncias. Sou grato ao senhor, primeiramente, e, em segundo, ao meu Senpai, hoje falecido: Daniel.
Vivi tempos magníficos e, muitas vezes, incompreensíveis, ao lado de meu Senpai e nos momentos em que pude estar ao seu lado, Sensei. Hoje não me recordo das fórmulas japonesas empregadas, nem da ritualística de entrar no Dojo, mas os valores de respeito, reverencia, de resistência e resiliência ante os desafios da vida - esses permanecem comigo!

Domo Arigato gozaimassu!

Que um dia possa revê-lo e passar um tempo contigo, Sensei."  
Dantas


Star Wars : Evolution of the Lightsaber Duel

por Youtube - blog - 05-ene-2016



2016 - Seguimos en el Camino

por Videos - America Latina - 01-ene-2016



Saru Doshi

por Niten - blog - 28-dic-2015


Ilustração de Tarcila Neves, do UNYON Studios.

Em breve estaremos comemorando o Oshogatsu (Ano novo) e vamos sair do ano da Cabra (Yagi Doshi) para o ano do Macaco (Saru Doshi).

A aluna Tarsila, do Niten Jacarepaguá-RJ, fez a ilustração acima para representar o Saru Doshi para o Niten.

Neste próximo ano devemos continuar vencendo nossas batalhas diárias, estando pronto para enfrentar todos os desafios, sejam velhos ou novos.
 
Shin Nen Akemashite Omedetou Gozaimasu.
Instituto Cultural Niten

Um início em Botucatu

por Brenda-adm - SP/São Paulo - 22-dic-2015





Alunos do Niten São Paulo, Ponta Grossa e Sorocaba estão levando os ensinamentos do Niten a mais uma cidade.

Iniciaram os treinos em Botucatu /SP!
Veja o que os alunos contam sobre esse início na nova Unidade:


"Desde que me mudei para Botucatu há um ano e meio e comecei a fazer parte do Projeto Pioneiros do Niten, senti na pele a ausência de uma unidade do instituto na cidade em que moro.

Fui descobrindo outras pessoas que, como eu, faziam parte do Niten e moravam aqui em Botucatu: a Milene e o Melo, que eram da unidade de Ponta Grossa; e o Yoshida, que treina sempre que possível na unidade Sorocaba. Percebi que todos queriam continuar treinando e estavam dispostos a ajudar a dar continuidade ao trabalho do Instituto em nossa cidade;
Logo depois de receber o 5º Kyu de Kenjutsu, como prometi a mim mesmo, pedi autorização ao Sensei para que pudesse conduzir treinos com os meus colegas de Botucatu - e ele felizmente concedeu! 
No dia 06 de novembro de 2015 realizamos nosso primeiro treino em Botucatu, ao qual os colegas compareceram e treinaram com afinco!!!
Arigatou gozaimashita pela atenção e pela oportunidade."
Bergamini - São Paulo


"Com o início dos treinos em Botucatu senti toda energia contida ser liberada novamente. Apertei bem o Mem. Finalmente após um ano e meio de ausência, voltou em minha mente o que aprendi e fiquei muito feliz e empolgada por poder cruzar espadas com companheiros do Niten.
Não vejo a hora de podermos cruzar espadas novamente e tão logo eu consiga ir a São Paulo,
Domo Arigatou Gozaimashita Sensei Jorge Kishikawa por permitir a realização do sonho desta aluna." 
 Milene - de Ponta Grossa para Botucatu


"Dia 06/11/2015, Após um ano e meio sem treino, sem o convivio no dojo, sem NITEN.o sentimento de segurar a shinai em mãos novamente, mesmo depois de tanto tempo, percebi que a vontade e a alegria de estar no dojo não haviam me deixado, e acredito do fundo do kokoro que, não teria sido possivel sem a ajuda dos alunos Bergamini e Yoshida.
O treino foi gratificante! O sentimento foi unico, "lavei a alma" e me senti revigorado!
Domo Arigato Gozaimashitá Sensei Jorge Kishikawa, pelo Instituto NITEN e pela sabedoria única!"
 Mello - de Ponta Grossa para Botucatu


" Foi uma sensação incrível e revigorante de vestir o uniforme do Niten e ouvir aos KIAIS do treino, em um local familiar e que é parte da minha vida cotidiana. Era uma ideia que para mim era muito distante, mas a determinação do Sempai Bergamini tornou-a realidade." Yoshida - Sorocaba









 

Tags: Pioneiros,

Estágio na ADM - Waldeque de Vitória-ES

por Waldeque - ES/ - 21-dic-2015


O Aluno Waldeque de Vitória ficou 1 mês em estágio na ADM em São Paulo:

Quando fiquei sabendo da oportunidade do estágio no niten fiquei muito empolgado com a ideia de trabalhar no coração do Niten e vir como é toda a estrutura de dentro.

Quando cheguei na ADM eu tinha uma pequena ideia do que me aguardava, mas esse tempo que passei aqui me ensinou tantas coisas, como ouvir, falar, ver e andar.

Confesso que no começo me adaptar foi um pouco difícil, mas graças á estagiaria antes de mim que me passou tantas coisas e a equipe que trabalha na ADM, eu consegui me esforçar e dar o meu máximo.
Quando sai de casa tinha o objectivo de ficar mais forte no Caminho e hoje sei que estou voltando muito focado e melhor de quando saí.
Arigatou Gozaimashita! 


Waldeque

Tags: Estagio,
comentarios   2 de 2

Samuel - Belém - PAEstive alojado na KO na última semana de estágio do Waldeque. Uma grande figura, um dos `Kikuchiyos` que conheci.
Força no caminho, Waldeque! Gambate!
Omedetou gozaimassu! (Continua)

Francisco Simonassi - SERRAHai Waldeque! Omedetou por esta conquista!
Agora de volta ao estado continue sempre com a energia que experimentou no estágio.
Com certeza isso irá contagiar os outros e fortalecer o Dojo e também o Niten.
Gambatê kudasai! (Continua)


Formas em Star Wars

por Rovere - PR/Ponta Grossa - 14-dic-2015

Muitos não sabem mas no universo de Star Wars existem vários estilos de luta com Sabres de Luz, semelhante ao Kenjutsu. São chamados de Formas.
 
São 7 Formas principais, cada uma com suas características, vantagens e desvantagens. As 7 Formas são: Shii-Cho, Makashi, Soresu, Ataru, Shien/Djem So, Niman e Juyo (Vaapad)
 
O Mestre Yoda utilizava a Forma Ataru; e Mace Windu desenvolveu uma variante da Forma Juyo, chamada de Vapaad.
 


(...)


Continua (post completo)

Os perigos do Smartphone até para um Samurai...

por Pierin - blog - 03-dic-2015




comentarios   2 de 2

Joel Correa da Silva - Ciudade Autonoma de Buenos AiresKonitiwa
Onegai shimassu
O que mais doi é ver os Pais ao lado dos filhos, conectados en seus aparelhos e não em dialogar e ensinar e conviver com as crianças. (Continua)

Mára Núbia da Silva - Porto Alegre / RSKonnichiwá , yoroshiku onegai shimasu.
Shitsurei shimasu.
Video que além da mensagem sobre o smart no dia a dia nos remete a outras situações nas quais não colocamos a devida atenção.
Sayounará, arigatou gozamashitá
Mára (Continua)

... no rastro do Caminho

por Vídeos - blog - 16-nov-2015



Reflexõs sobre o Caminho da Espada no Instituto Niten.
Algumas palavras de Julio, que treina desde setembro 2014, e encontrou na prática, no Caminho, renovação para seguir adiante.

...en el rastro del Camino

por Niten - America Latina - 15-nov-2015



Reflexiones sobre el camino de la espada en Instituto Niten . Algunas palabras de Julio , que entrena desde septiembre de 2014 y se encontró en la práctica en el Camino , la renovación para seguir adelante.


Quando a Força despertou em você?

por - Hayabusa - 15-nov-2015

Acompanhado o lançamento de Star Wars,  vimos que eles estão com a seguinte campanha: "Quando a Força despertou em você? "
Então pensamos em criar esse post aqui no mural dos alunos.
No Niten treinamos também a Força, literalmente!
A Força física, fortalecendo nossos canais de energia, nosso centro, e Tandem.
A Força mental, adquirindo sabedoria, aprendendo com a experiência dos antigos e como aplicá-la em nosso dia-a-dia
e a Força espiritual, ganhando resistência para durar e persistir nos momentos difíceis e desafiadores!
Então a Força que treinamos no Niten, é a mesma que da qual trata a saga do STAR WARS!
Afinal Star Wars e principalmente esse novo episódio,  sempre se conta a "jornada do herói " e do Guerreiro.

Convidamos todos a relatar algum momento particular no treino, com Sensei, ou Sempais. Um gashuko que mudou sua visão do Caminho. Ou como você despertou simplesmente para a vontade de começar a treinar?!

Vai então a pergunta: "Quando a Força despertou em você? "



Tags: Hayabusa,
comentarios   4 de 4

Tito - FlorianópolisO Despertar da Força

Acredito que o meu despertar ocorreu durante um momento difícil de minha vida.

Antes desse momento eu estava tranquilo na vida pessoal, como guerreiro do Niten na época já atuando como coordenador e profissionalmente bem, até qu (Continua)

Pierin - FlorianópolisEu, iniciei os treinos aqui em Florianópolis em 2009, mesmo longe de São Paulo, pude sentir nos alunos que puxavam os treinos a energia do Sensei e quis ir conhece-lo. Estava empolgado com os treinos, porém somente quando fui fazer Shugyo com Sensei, e (Continua)

Barth e Meurer - Jaraguá do SulSempre fomos fascinados pela cultura japonesa, e após uma viagem a cidade de Frei Rogério em SC, onde visitamos o festival Sakura Matsuri totalmente voltado para a cultura e tradições japonesa, a `força` despertou em nós e decidimos procurar algum lugar p (Continua)

Lotto - FlorianópolisPosso dizer que senti o Bushido despertar no meu primeiro Gashuku, no começo de 2014. Foi a primeira vez que vi o Sensei e senti sua energia e presença, e também pude conhecê-lo. Fiquei fascinado vendo tantos companheiros do Caminho treinando juntos, e mu (Continua)



Ultimas postagens:


topo

Instituto Niten Internacional
+55 11 94294-8956
[email protected]