Ir para o Conteúdo

Newsboard


WATASHI GA SHIMASU

por Ariel - Niten Fortaleza - - 27-Jan-2010

Ohayoo gozaimasu a todos Sempais, Kohais e Sensei. Lendo um texto sobre ética profissional me recordei das palavras do Sensei, em especial do Watashi ga shimasu. Quando o Sensei explicou sobre estas palavras, disse que antigamente os jovens eram sempre solicitos e também se antecipavam em fazer as tarefas mais difíceis primeiro (como quando falou sobre as toras de madeira, que os japoneses mais jovens corriam para pegar as mais grossas). Disse também que atualmente os jovens ou ficam esperando para que outros peguem as tarefas mais difíceis ou pegam as mais fáceis quando estão em grupo. No texto que citei, o autor mencionava o conceito de empregabilidade: a capacidade que você pode ter de ser um profissional que qualquer patrão desejaria ter entre seus empregados. Então associei a idéia de que o Watashi ga shimasu na verdade poderia ser uma vantagem competitiva, pois todo mundo quer trabalhar com pessoas pró-ativas que tomam iniciativas e ajudam o grupo como um todo. O comum de tentar deixar as tarefas mais complicadas para o outro, considerado muitas vezes como uma característica de esperteza, pode na verdade resultar o inverso. Assim, entendi que ter a atitude pro-ativa (watashi ga shimasu) pode na verdade conseguir para mim aquele emprego tão esperado, ou talvez um salário melhor, ou mesmo aquele namoro com a menina bonita que tanto esperava, ou simplesmente a oportunidade de aprender mais do que os outros. Vivi isto muito intensamente quando, num dos torneios, me ofereci ostensivamente para ajudar e fazer o papel de mestre de cerimônias. Ao mesmo tempo que fiquei com uma tarefa certamente inóspita para muitos, tive a oportunidade de assistir muitos torneios no melhor camarote de todos: ali em cima da ação e ao lado do Sensei e dos Sempais mais antigos. Por isso tudo, agradeço. Domo arigato gozaimashita.

comments  

Paulo Walraven - Fortaleza - Hai Sempai Ariel. Concordo também com sua análise, lidar com pessoas é muito difícil, na minha equipe sempre repassamos esse conceito de pró-atividade, iniciativa, em qualquer área ou momento. é que nessas horas temos de sair da nossa zona de conforto e vencer desafios nessas situações. não é fácil mas é muito recompensador, com certeza.
abraço. PW

Helano - Teresina - Hai Ariel-san! Concordo plenamente com a sua analogia à vantagem competitiva. Posso dizer também que já vivi isso no meu campo de atuação profissional. As missões mais difíceis acabam por ser repassadas para aqueles que, em última análise, são realmente capazes de finaliza-las com sucesso.



Return to last Posts


    topo

    Niten Institute International
    +55 11 94294-8956
    [email protected]